A fotografia que precede a pintura na obra de Norman Rockwell

Image may contain Human Person Art Painting Clothing and Apparel

Provavelmente você já teve contato com algumas das pinturas desse artista nas redes sociais. Norman Rockwell criou mais de 4 mil obras e ilustrações e dezenas de capas de publicações famosas. Sua arte remete a um tempo de certa ingenuidade, diversão e romantismo. Para muitos o retrato da representação do jeito americano de viver (naquele tempo). Pois parte de seu legado está disponível no arquivo online ProjectNORMAN. O que é mais interessante de mergulhar no acervo é poder olhar o processo criativo e artístico do artista. Com assinatura visual marcante, quem vê e conhece sabe se tratar de um autêntico Rockwell. O pintor começou a usar a fotografia para poder ter as poses “congeladas” já que as modelos não conseguiam ficar na mesma posição que ele queria. Assim a fotografia entrou em cena ajudando nas etapas. O processo das fotos era montado nos mínimos detalhes.

2-Rockwell

Ele cuidava pessoalmente da escolha das modelos, trajes e apetrechos. Ele preferia pessoas com o perfil que ele tanto apreciava. Atento aos mínimos detalhes até mesmo para essas sessões. Ele preferia pessoas com cara de humanos como diz a ótima matéria da Wired que inspira esse post do site da FHOX. Aliás, o texto da Wired destaca as criações de Rockwell justamente para essa época de fim de ano com Natal e um senso de esperança. De acordo com a Wired, o pintor era exigente com o estilo dos modelos e chegou a rodar longas distâncias de carro só para achar a locação perfeita. Resultado: fotos dos bastidores de pinturas que entraram para a história. Nota-se no legado do artista que não só as festas de fim de ano tiveram a fotografia presente. 

Image may contain Clothing Apparel Human Person Footwear Shoe Female Flooring Woman Floor and Interior Design
The fascinating photos behind Rockwell's holiday paintings | Norman rockwell art, Norman rockwell christmas, Norman rockwell paintings
The Photographs That Inspired Norman Rockwell’s Paintings

Fotografia e atenção aos detalhes – Tanto em locação quanto em estúdio a preferência dele era por um fundo infinito. Ele explicava tudo detalhadamente para as modelos do que esperava e de como deveriam posar. Ele inclusive entrava em cena para mostrar exatamente o que queria. O mais curioso é que não era o fotógrafo, isso ficava por conta de alguém contratado. Então ele atuava como diretor criativo. Questões como iluminação e outros aspectos técnicos eram seu foco. O que ele tinha obsessão era com a pessoa retratada.