A fotografia que precede a pintura na obra de Norman Rockwell

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Provavelmente você já teve contato com algumas das pinturas desse artista nas redes sociais. Norman Rockwell criou mais de 4 mil obras e ilustrações e dezenas de capas de publicações famosas. Sua arte remete a um tempo de certa ingenuidade, diversão e romantismo. Para muitos o retrato da representação do jeito americano de viver (naquele tempo). Pois parte de seu legado está disponível no arquivo online ProjectNORMAN. O que é mais interessante de mergulhar no acervo é poder olhar o processo criativo e artístico do artista. Com assinatura visual marcante, quem vê e conhece sabe se tratar de um autêntico Rockwell. O pintor começou a usar a fotografia para poder ter as poses “congeladas” já que as modelos não conseguiam ficar na mesma posição que ele queria. Assim a fotografia entrou em cena ajudando nas etapas. O processo das fotos era montado nos mínimos detalhes.

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Ele cuidava pessoalmente da escolha das modelos, trajes e apetrechos. Ele preferia pessoas com o perfil que ele tanto apreciava. Atento aos mínimos detalhes até mesmo para essas sessões. Ele preferia pessoas com cara de humanos como diz a ótima matéria da Wired que inspira esse post do site da FHOX. Aliás, o texto da Wired destaca as criações de Rockwell justamente para essa época de fim de ano com Natal e um senso de esperança. De acordo com a Wired, o pintor era exigente com o estilo dos modelos e chegou a rodar longas distâncias de carro só para achar a locação perfeita. Resultado: fotos dos bastidores de pinturas que entraram para a história. Nota-se no legado do artista que não só as festas de fim de ano tiveram a fotografia presente. 

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The fascinating photos behind Rockwell's holiday paintings | Norman rockwell art, Norman rockwell christmas, Norman rockwell paintings
The Photographs That Inspired Norman Rockwell’s Paintings

Fotografia e atenção aos detalhes – Tanto em locação quanto em estúdio a preferência dele era por um fundo infinito. Ele explicava tudo detalhadamente para as modelos do que esperava e de como deveriam posar. Ele inclusive entrava em cena para mostrar exatamente o que queria. O mais curioso é que não era o fotógrafo, isso ficava por conta de alguém contratado. Então ele atuava como diretor criativo. Questões como iluminação e outros aspectos técnicos eram seu foco. O que ele tinha obsessão era com a pessoa retratada.

Left: Reference photos for ‘Soda Jerk’ by Norman Rockwell, 1953. Photos by Gene Pelham. Photo montage created by Ron Schick. Right: ‘Soda Jerk,’ Norman Rockwell, 1953. Rockwell’s son, Tom, is reportedly the inspiration by this painting. Tom worked as a soda jerk one summer.
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Depois do clique gerado ele fazia um rascunho a partir da fotografia e daí ajustava a composição. Ele podia misturar cliques para obter a pintura final. Muitas vezes 100 fotos podiam virar uma única obra. Ele apreciava brincar com as curvas, linhas e exagerar nas barrigas ou nariz. O que para ele era uma forma de tornar a cena mais ousada, rebelde. De certa forma, como a própria matéria da Wired comprova, a obra fotográfica de Rockwell remete ao fotógrafo Gregory Crewdson que também já foi destaque na FHOX criando verdadeiras cenas cinematográficas para suas fotos. 

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Above: Reference photos for Norman Rockwell’s ‘The Problem We All Live With,’ 1964. Photos by Louie Lamone. Photo montage created by Ron Schick. Below: ‘The Problem We All Live With,’ by Norman Rockwell, 1963. The painting shows Ruby Bridges, a 6-year-old African-American, girl en route to an all-white public school in New Orleans in 1960. The painting became an iconic image of the civil rights movement.
Left: Reference photos for ‘Day in the Life of a Little Girl’ by Norman Rockwell, 1952. Right: ‘Day in the Life of a Little Girl,’ Norman Rockwell, 1952. The artist depicts select moments in a young girl’s day — from sun up to sun down.
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