A fotografia nos dispositivos móveis segue com força

TikTok, Zoom e WhatsApp estão entre apps mais baixados de junho ...

Três notícias que merecem destaque e que comprovam a força do universo que envolve os dispositivos móveis no mundo todo. Primeiro a informação de que a App Store e Play Store (iOS e Android) batem recorde com 37 bilhões de downloads no 2° trimestre deste ano. Algo que é reflexo direto da pandemia e do uso mais frequente dos smartphones e afins nesses tempos digitais. A informação saiu em diversos portais de tecnologia daqui e de fora. 

De acordo com as análises, a pandemia puxou a demanda nas categorias de educação, saúde e negócios. Outro setor que bombou foi dos games. 

O fato é que tanto a App Store quanto a Play Store bateram recordes nessa primeira metade do ano. A pesquisa da empresa de consultoria Sensor Tower mostra que as duas plataformas de aplicativos atingiram 37 bilhões de downloads entre abril e junho. 

  1. A App Store garantiu pouco mais de 9 bilhões de apps baixados. Crescimento de 22.6% em comparação ao mesmo período do ano passado. 

  2. Foi a primeira vez em anos que a App Store dos Estados Unidos superou a loja de aplicativos chinesa da Apple. Com 2.2 bilhões de downloads contra 2.1 bilhões. O que puxou essa demanda? O uso da ferramenta Zoom de videoconferências. Foram mais de 94 milhões de downloads do app Zoom entre abril e junho. 

  3. O Zoom foi tão bem que superou até o TikTok que era o antigo recordista da Apple. O TikTok teve 67 milhões de instalações para esse mesmo período. importante: antes da pandemia nenhum app (fora da parte de games) tinha superado 50 milhões de downloads para esse período. 

Com 38 bilhões de downloads, App Store e Google Play tiveram o ...

Quando olhamos a loja da Android (bem maior do que a App Store e principal plataforma de smartphones do mundo) os números são ainda maiores. 

  1. Os usuários de dispositivos Android baixaram mais de 28 bilhões de aplicativos na Play Store somente no segundo trimestre de 2020, um aumento de 34,9% em relação ao mesmo período do ano passado e cerca de 6 bilhões a mais quando comparado com os resultados do primeiro trimestre. 

  2. O Zoom se destacou de novo no Android um crescimento de 200%, mas não passou o TikTok. 

zoom became most downloaded app on play store dethroned TikTok ...

O TikTok parece ser (junto com o Instagram e Twitter) a rede social que mais se sobressaiu no período. O TikTok ganhou força também por outra questão importante: é uma rede social que é mais para diversão e entretenimento mais isolada de notícias da pandemia ou debates políticos (coisa que nem o Twitter e o Instagram conseguiram por conta da polarização). O Instagram acaba de anunciar o Reel que é uma resposta ao TikTok mas ainda é cedo para saber se a ferramenta vai pegar. 

Adobe recruits Google and Stanford imaging genius Marc Levoy to ...

A segunda notícia relevante é a contratação pela Adobe de Marc Levoy. Um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento da câmera do Pixel (smartphone do Google). Ele vai atuar como vice-presidente para a área de fotografia computacional pela Adobe.

Cérebro por trás da câmera do Google Pixel é contratado pela Adobe