A estratégia da cópia na fotografia

Sandro Miller e suas recriações de fotos famosas com o ator John Malkovich


Essa fiquei sabendo pela minha esposa. Ela ouviu no rádio a chamada: nós copiamos o hamburguer que você gosta e não tem no Brasil. Por exemplo, quer um burguer daquela lanchonete famosa dos Estados Unidos? eles fazem. Na bio do Instagram eles escreveram: ‘Hamburgueria especializada em copiar os outros!”. Eu gosto desse tipo de comida, mas o assunto aqui é fotografia. O case da Copy Cat Burguer até que cairia muito bem para fotógrafos e negócios de fotografia em geral. Até porque na prática isso já ocorre e muito não é mesmo? Acompanhe minha linha de pensamento:

1 – A sensação é de que boa parte (talvez a maioria) dos profissionais seguem o estilo de tal fotógrafo ou aquela referência que ele achou do Instagram. A prática é recorrente…

2 – Muitas vezes não é sobre copiar o chapeiro/fotógrafo, mas sim o sanduíche/foto. Então vira uma bela mistureba de estilos e o Copy Cat não tem identidade nenhuma.

3 – Sendo junto, não vale só para fotógrafos. Tem aquela marca que copia o álbum da outra. Viu algo diferente que ela fez e faz igual. Vale para fabricante de equipamentos. Seja impressora, câmera e acessórios. Produtos e serviços em geral sofrem com isso…

4 – O Copy Cat da fotografia copia tudo. Presets, textos, personalidade e por aí vai. E o mais curioso: muitas vezes o Copy Cat não se vê desse forma. Inclusive achando que é original e criativo.

Supermarkets misleading consumers with copycat own-labels – Marketing Week

Uma coisa que sempre ouvi (faz pouco tempo. Só uns 20 anos) é de que isso da cópia é duro. Você vai lá…cria algo e vem alguém e copia. Só que muitas vezes a pessoa que disse copiou também (de fora). Esse é um dos motivos dos congressos de fotografia terem feito sucesso com apresentações de estrangeiros (até saturar). Sobretudo antes das redes sociais bombarem (lá pelos anos 2006 até 2009). Depois bombaram os smartphones, o acesso digital cresceu e o YouTube acelerou ainda mais e ninguém precisa de um congresso para ver isso. Duro é ser copiado na fotografia e dizer que você criou uma pose nova ou estilo fotográfico! Pois isso que você diz que é “novo” é bem contestável não? O que podemos fazer é pegar o máximo de “referências” e tentar mesclar criando uma nova forma de mostrar. Será que dá certo? Acho que isso já foi assunto do livro “Roube como um artista”.

Nike, just deduce it. 48 Nike Spoof and Copycat Logos - Logoblink.com

Voltar ao Copy Cat Burguer é inevitável. Do poder da autenticidade em reconhecer que é ok copiar. Ou será que não? imagine o fotógrafo dizer: especialista em copiar os grandes nomes da fotografia mundial. Especialista em copiar a Anne Geddes. Especialista em copiar o Robert Capa.


Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Copycat Burger (@copycatburger)


Espero que você tenha notado a provocação desse texto. O desafio de fazer diferente sem copiar é extremo. Curiosamente, marcas famosas, artistas inovadores e afins tem algo em com