A estação como inspiração: aprenda a fazer o “efeito outono”

Temperatura amena, cor quente, céu limpo e azul: o outono é uma ótima estação para fotografar, e pensando nesse contexto, separamos algumas dicas para quem busca fazer lindos cliques

O outono é uma estação que oferece muitos temas que podem ser explorados na arte de fotografar. Seja um passeio no parque, uma viagem planejada ou uma reunião no jardim de amigos.

A estação marca o início da preparação da natureza para a chegada do inverno, gerando ambientes especiais, com belos cenários naturais. Os dias são obras de arte, com céu limpo e bem azul, emoldurando paisagens em diferentes tons de verde e cobre, e permitem que o fotógrafo explore melhor a luz natural do dia – sem passar o calor característico do verão – fazendo retratos em temas diferentes.

Nos meses outonais, o importante para quem ama fotografia é dominar alguns truques fotográficos para captar todo o clima da estação. Pensando nisso, selecionamos quatro dicas para quem quer atualizar o feed e arrasar nas fotografias!

4 dicas para quem quer arrasar nas fotos de outono

Busque a natureza

O passo mais importante para belas fotos outonais é encontrar cenários que evidenciam toda a beleza e as cores contrastantes da estação. Pode ser um parque perto da sua casa ou um café em paisagem serrana, o importante é treinar o olhar para ficar em sintonia com a natureza. Se você está na região Sul do país, uma visita às floriculturas de Porto Alegre durante a floração dos ipês, típicos da cidade, pode te inspirar na montagem de belos arranjos fotográficos.

Aproveite o amanhecer e o entardecer

A luz natural é sempre melhor para fotografar, e no outono, a iluminação dos dias valorizará ainda mais os seus registros. O tom aquecido do nascer ou pôr do sol irá complementar as cores das folhagens da estação, compondo um lindo efeito nas suas fotos de paisagem.

Use um tripé

Se você usa uma câmera profissional para os seus cliques, aproveite e explore os controles mais avançados do aparelho para fazer lindas recordações deste outono. Reduza a velocidade do obturador e posicione a câmera em um tripé, para a imagem não sair tremida ou borrada. Isto ajuda para que as lentes capturem todos os detalhes do cenário escolhido por você, como a textura das folhas ao chão ou o pôr do sol no horizonte.

Foco nos detalhes

Se for fazer retrato de pessoas ou tirar foto de um belo arranjo de flores e folhas secas sobre a mesa de centro durante a “hora dourada”, experimente manter o fundo desfocado. Brincar com esse tipo de efeito é ótimo para liberar a criatividade e treinar o olhar fotográfico.

#fotografia

0 comentário