4 dicas para criar um plano de marketing e fazer seu negócio crescer na fotografia

Criar uma linha de planejamento de ações com foco estratégico e ao mesmo tempo preparado para ajustes é fundamental. Confira

Crédito da foto (Unsplash): DLX Media

É fácil cair na tentação de seguir tendências mirabolantes de marketing disponíveis no mercado. Embora elas possam funcionar (e boa parte delas vai envolver o marketing digital) é fundamental olhar também para dentro. Na verdade, é questão básica para o marketing na fotografia. Pois do contrário, vai criar o que chamo de paradoxo do marketing digital na fotografia. Ou seja: o fotógrafo ou empreendedor da fotografia cria ações táticas sem pensar em posicionamento de mercado e quem ele é de fato na essência para se diferenciar tanto na comunicação quanto em presença e preço.

As 4 dicas que podem te ajudar para você refletir e dar seus passos nesse sentido.

  1. Faça um plano: não podemos agir antes de sabermos para onde estamos indo e como vamos chegar lá. Essa parte envolve uma pergunta simples e ao mesmo tempo complexa: quem sou eu, o que me move e o que eu quero para o meu negócio de fotografia. Pode parecer simples, mas se você perguntar até para pessoas com anos de mercado vai se surpreender com respostas que ouço volte e meia “eu só amo fotografar e quero eternizar momentos” não é um plano de marketing.

  2. Busca a experiência de quem tem dado certo: Encontre aqueles com negócios que você admira e gostaria de se inspirar e tente entender qual é o plano daquele empreendedor. E se puder pergunte via redes sociais para ver o que ele diz. Muitas vezes essas pessoas vão não só responder como você pode se surpreender com o que vai receber de volta sem custo algum.

  3. Estabeleça metas verdadeiras e acompanhe o que definiu. E mais do que isso, reforce o que está bom e elimine ações e esforços que não dão resultado. Nesta parte é importante olhar semanalmente o que foi definido, como está e o que você vai fazer caso não esteja como quer. Existem pessoas que definem metas ousadas e conseguem resultados e outras que se frustram com metas exageradas. Logo é bom avaliar direito o que você quer alcançar para não desanimar. E nem ser modesto demais a ponto de ser algo que não vai tornar seu negócio viável…ou seja, tem que achar um equilíbrio.

  4. Avalie continuamente seu plano avaliando ou áreas de melhoria: A única constante que temos nos negócios é que ele sempre mudará. Temos que ter agilidade e estarmos prontos e dispostos a atualizar nossos planos conforme necessário. No fim, um plano é sobre destinos e os caminhos podem e devem sofrer ajustes de acordo com os acontecimentos na dinâmica do mercado. O importante é você medir, administrar e tomar atitudes.

Você pode começar um plano de marketing agora mesmo de graça. Se precisar de mais uma ajuda com isso confira esse vídeo abaixo. Ou se preferir uma proposta que já vem pronta e vem sendo usada por fotógrafos(as) e empreendedores da fotografia então clique aqui: Plano de MKT 2022


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