4 concursos para experimentar o mundo fotográfico

Para fotógrafos profissionais e amadores, há oportunidades até fora do país

A fotografia nunca foi tão popular. Hoje, qualquer pessoa que possua um smartphone pode sair fotografando por aí, sem se preocupar com detalhes técnicos. No entanto, no campo profissional ainda é um trabalho singular, que requer o uso de equipamento especial e conhecimento especializado.

Uma fotografia pode ser considerada uma obra de arte, e pode render prêmios. Há milhares de concursos espalhados pelo mundo, dos mais tradicionais aos mais inovadores. Algumas premiações são virtuais, mas se você precisar se locomover para outro destino é sempre bom pensar em como vai efetuar esse trajeto, de veículo próprio ou de carro por assinatura. Caso você esteja se preparando para concorrer com um trabalho autoral, confira algumas premiações. Veja a seguir!

1) 11º Prix Photo Aliança Francesa

No âmbito nacional, tem destaque o concurso de fotografia realizado periodicamente pela Aliança Francesa, tradicional escola de idioma. A edição deste ano teve como tema os sonhos, e premiará trabalhos originais, abstratos ou documentais, com um olhar diferenciado sobre o tema. O vencedor ganha uma viagem para encontros profissionais na França, além da publicação do portfólio na revista francesa L’Oeil de la Photographie. O resultado está previsto para ser divulgado no começo de agosto.

2) IV Concurso Nacional de Fotografia “Cidadania em Foco” da CGU

A Controladoria Geral da União (CGU) lançou o edital do IV Concurso Nacional de Fotografia “Cidadania em Foco”. As inscrições começaram em maio e estarão disponíveis até 16 de setembro. O participante pode se inscrever em duas categorias: 1) “Xi…errou o foco!”, com fotografias que mostrem situações nas quais os serviços e políticas públicas não estão sendo executados adequadamente; e 2) “Mandou bem!”, com fotografias que mostrem a situação contrária.

3) Creative Photo Awards

Voltada para fotógrafos profissionais e amadores, o Creative Photo Awards aceita inscrições de todo o mundo. Ao todo, o concurso é dividido em 12 categorias, que premiam trabalhos feitos utilizando diferentes técnicas e abordagem criativa. A edição deste ano já foi finalizada, mas fique de olho nas próximas. O vencedor leva € 500 em equipamentos fotográficos, além de ter a sua fotografia exibida nas mais variadas plataformas.

4) Prix Virginia

O Prix Virginia acontece a cada dois anos desde 2012, e é o primeiro prêmio de fotografia voltado exclusivamente para mulheres fotógrafas, independentemente de sua idade ou nacionalidade. O trabalho submetido não deve ter sido exibido na França e não deve ser parte de um trabalho editorial ou de publicidade. As inscrições para este ano já se encerraram.

#fotografia

0 comentário