10 questões fundamentais do novo marketing para qualquer negócio de fotografia

Alexandr Bormotin


Gosto muito do que publica Seth Godin. Ele é um autor celebrado mundialmente quando o assunto é marketing. Para ele o assunto não é mais só sobre atrair e manter clientes. Na verdade se tornou uma forma de mudar comportamentos e ter um impacto nas vidas das pessoas. Seguindo os preceitos de Godin trago aqui questionamentos relevantes que podem ajudar a orientar seu negócio de fotografia.  

white and black photo frames hanging on wall

1 – Para quem é? O erro mais comum no mercado fotográfico nas mais variadas áreas é achar que todo mundo é alguém. E mais: acreditar que famílias ou mulheres ou crianças são seu público. Saber quem você vai atender no maior nível de detalhamento possível é fundamental para criar uma mensagem, produtos, definir preço e onde você vai aparecer e atender seus clientes. Uma foto na parede autoral é bem diferente de uma foto na parede de um bebê. A mesma pessoa pode querer as duas coisas em momentos distintos da vida. Entender essa distinção faz toda a diferença. 

person writing on white paper

2 – Para que serve? Qual a função do que você faz na vida das pessoas. Eternizar momentos é jargão que não cabe e leva ao “mais do mesmo”. Aqui entram dois pontos importantes: serve para algo com base na sua história e no que você acredita. Então é importante saber por que você faz o que faz. Saber responder isso (não é tão simples quanto parece) faz a diferença para entender o “para que serve”. Uma sessão de fotos para criar uma experiência marcante e inesquecível com determinados elementos exclusivos para um perfil característico já seria um caminho. Essa serventia passa dos elementos do produto até o serviço oferecido. Uma Polaroid serve para gerar uma foto única na hora. Um app que permite editar fotos com filtros serve para embelezar minhas fotos para as redes sociais. Quanto mais detalhes melhor. Para que serve o que você faz? 

silver MacBook Air and SLR camera on table

3 – Qual a visão de mundo da sua audiência? o que eles curtem ver, viver, aprender? O que seus clientes gostam de ler e de assistir? Como eles veem o mundo? Pessoas que curtem a Disney podem ser bem diferentes daquelas que gostam de locais exóticos. Ou talvez não. Pessoas que curtem GoPro querem mostrar seu ponto de vista. O que seu público de fato acredita? Isso é importante para saber se você está alinhado ou se você sabe ou parou para pensar nisso. Para quem já atende é uma questão de perguntar e pesquisar. Para quem está começando é uma questão de fazer testes e participar de conversas (virtuais). 

woman covering her face with blanket