Variedades 3 meses atrás | Bia Carvalho

Homem compra envelope e acaba descobrindo negativos antigos

Tom Sponheim encontra fotografias escondidas em um mercado de pulgas, em Barcelona

por Revista FHOX

caturla58

Em um passeio turístico, o americano Tom Sponheim comprou uma pilha de negativos de fotos por US$ 3,50 em um mercado de pulgas de Barcelona, em 2001.

Quando voltou para casa e revelou as fotografias, ficou completamente impressionado com o resultado.Para saber mais sobre a pessoa misteriosa atrás da lente, Sponheim criou uma página no Facebook, em 2010, publicou as imagens encontradas e as impulsionou para alcançar o público de Barcelona, para procurar o autor das imagens.

caturla57

Apesar da popularidade da página e de algumas pessoas que se identificaram nas fotografias, mas a origem do autor ainda permaneceu desconhecida. Até que, em 2017, Begoña Fernández se deparou com a página e, intrigada com a beleza das imagens, colocou fim ao mistério.

Primeiro ela conseguiu identificar uma escola primária em uma das fotografias, e de lá ela soube sobre um concurso de fotografia que ocorreu em 1962. Sua pesquisa levou-a aos arquivos de uma antiga associação fotográfica chamada “Agrupació Fotográfica de Catalunya” e foi lá que ela reconheceu uma das fotografias que haviam sido compartilhadas no Facebook.

caturla56

A imagem foi creditada a Milagros Caturla, uma mulher que treinou como professora, mas trabalhou como administradora. Ela ganhou a vários concursos locais e ainda teve um quarto escuro em seu apartamento antes de sua morte em 2008.

Embora a fotógrafa que passou anos no anonimato tenha morrido, Fernandez e Sponheim estão determinados a garantir seu legado, o levando para os meios digitais e garantindo uma grande audiência. As fotografias de Caturla também aparecerão no festival de fotografia Revelar-T, de Barcelona, em maio.

Notícias relacionadas