Moda 6 meses atrás | Laís Fernandes

O glamour da moda na época Vitoriana

Fotografias mostram como a Era Vitoriana influenciou a cultura da moda na Inglaterra e no restante do mundo e influencia as tendências até hoje em dia

por Revista FHOX

A era vitoriana, no Reino Unido, foi o período do reinado da rainha Vitória, em meados do século XIX, de junho de 1837 a janeiro de 1901. Foi um período de prosperidade e paz para o povo britânico, com os lucros adquiridos a partir da expansão do Império Britânico no exterior, bem como o auge e consolidação da Revolução Industrial e o surgimento de novas invenções. Isso permitiu que uma grande e educada classe média se desenvolvesse.

7-64Reprodução

As roupas femininas eram delicadas, bem ajustadas ao corpo e projetadas para enfatizar a cintura fina. As senhoras chegavam a usar até sete anáguas (peça utilizada por baixo do vestido ou da saia que tinha o objetivo de inibir a transparência ou gerar volume) sob suas saias volumosas, corpetes, gola alta e manga comprida.

As mulheres seguiam à risca um padrão que determinava quais estilos de vestidos deveriam ser usados em ocasiões específicas. Havia, portanto, vestidos ideais para bailes, assim como os mais apropriados para jantares, caminhadas e até mesmo os ideais para cavalgar e para serem usados no campo. Nem mesmo as viúvas escapavam da etiqueta: os vestidos pretos de luto deveriam ser utilizados apenas pelo período considerado ideal para esse tipo de ocasião.

2-74Reprodução

A influência fashion da Era Vitoriana não ficou restrita às senhoras de classe alta britânica: mulheres de classes mais pobres e prisioneiras também aderiram. A importância da época chegou até aos Estados Unidos, que durante o reinado da rainha Vitória passou pela Guerra de Secessão. No livro “E o Vento Levou”, de Margaret Mitchell, narra exatamente esse período da história norte-americana, inclusive as regras de vestimento para moças e viúvas.

A Era Vitoriana continua influenciando os desfiles de moda até hoje em dia, com seus babados, rendas, golas altas e até mesmo o uso das roupas pretas – a Rainha Vitória, depois do falecimento de seu marido, Albert, mergulhou em uma enorme tristeza, escolhendo o preto como cor de suas vestes até o resto de sua vida. Ao fazer isso, ela modificou o mercando, influenciando o uso de cores sóbrias e cortes mais retos.

Notícias relacionadas