Fotojornalismo 7 meses atrás | Redação

Pete Souza, ex-fotógrafo da Casa Branca, alfineta Trump no Instagram

Com o fim do mandato de Obama, Souza usa sua conta na rede social para relembrar imagens do ex-patrão nos bastidores nos últimos anos

por Revista FHOX

Sucesso no Instagram com mais de 840 mil seguidores, o fotógrafo oficial do ex-presidente Barack Obama, Pete Souza, parece estar usando a rede social para provocar e alfinetar Donald Trump, atual presidente dos Estados Unidos.

barack-obama-photographer-pete-souza-white-house-183-5763f517b0c61__880Pete Souza

Segundo o jornal The Guardian, as fotos e o momento de publicação das imagens são escolhidos a dedo pelo profissional, para que os seguidores possam comparar o 44º e o 45º presidente dos Estados Unidos.

Recentemente o jornal New York Times publicou uma reportagem afirmando que reuniões são conduzidas no escuro na Casa Branca porque os funcionários do governo Trump não conseguem encontrar os interruptores. Em seguida, Souza compartilhou a foto de uma reunião da gestão Obama em que aparecem cinco pontos de luz.

Those damn lights 😉

A post shared by Pete Souza (@petesouza) on

“Essas malditas luzes ;)”

Na semana passada, em meio à polêmica da ordem executiva assinada por Trump que suspendia temporariamente a entrada de cidadãos de sete países de maioria muçulmana e refugiados da Síria, Souza publicou uma foto de Obama conversando com uma criança refugiada muçulmana em uma sala de aula na Malásia, em 2015.

Talking with a young refugee at a Dignity for Children Foundation classroom in 2015.

A post shared by Pete Souza (@petesouza) on

Outro ponto que Pete não deixou em branco foi o desentendimento do republicano com o presidente do México, Enrique Peña Nieto, a respeito da construção do muro na fronteira entre os dois países. O fotógrafo postou uma imagem de Obama e Peña Nieto bebendo tequila, em 2013, na Cidade do México.

Trump também parece ter se desentendido com o primeiro-ministro australiano Malcolm Turnbull a respeito da recepção de refugiados nos EUA. Souza trouxe a foto do democrata em uma conversa cordial com Turnbull e o premiê da Nova Zelândia, John Key, em setembro do ano passado.

Para finalizar, Pete Souza aproveitou para criticar a ausência de mulheres no gabinete de Trump, usando uma legenda que diz “Reunião com principais assessores. Esta é uma imagem sem edição. Acho que vocês vão dizer que eu estou tentando dizer alguma coisa”

Meeting with top advisors. This is a full-frame picture. I guess you'd say I was trying to make a point.

A post shared by Pete Souza (@petesouza) on

Notícias relacionadas