Fotojornalismo 7 meses atrás | Redação

A história da foto tirada nos escombros da guerra da Síria que rodou o mundo

A imagem de um homem sentado nos escombros de sua casa fumando um cachimbo e ouvindo seus discos de vinil, foi tirada por Joseph Eid, da agência France Press (AFP)

por Revista FHOX

Em entrevista ao BuzzFeed News, o fotógrafo Joseph Eid falou sobre a foto que foi compartilhada milhares de vezes nas redes sociais. “Eu sabia que essa seria uma imagem forte, mas nunca pensei que se tornaria viral como se tornou”, disse.

foto-siria-1Joseph Eid

O fotógrafo, nascido em Beirute, contou que queria encontrar Anis, o protagonista da imagem, para ver como ele estava vários meses após um colega da AFP escrever sobre ele durante o cerco à região leste de Aleppo em 2016. “Nós procuramos por ele na vizinhança, perguntamos sobre ele para os moradores e eles nos levaram imediatamente para sua casa. Batemos no grande portão de aço verde e ele abriu para nós”, disse Eid.

foto-siria-2Joseph Eid
A história de Anis

Anis é um entusiasta de carros clássicos que permaneceu na cidade durantes anos de guerra e meses de intenso bombardeio aéreo. Ele viveu no exterior quando era criança e estudou medicina em Saragoça, na Espanha, nos anos 1970, antes de se mudar para Turim, na Itália, para traduzir um manual de carro da Fiat para árabe, segundo a AFP. Quando voltou para Aleppo, fundou uma fábrica de cosméticos.

foto-siria-7Joseph Eid

Sua paixão, no entanto, são os carros antigos. Ele dirigia um Pontiac 1950, que ainda faz parte de sua coleção. Anis tinha 30 veículos antigos. No entanto, sua coleção foi reduzida a 20 durante um intenso bombardeio na parte leste da cidade no ano passado, quando muitos deles foram destruídos ou roubados. Treze de seus carros ainda estão estacionados do lado de fora de sua casa e em seu jardim, mas sete foram confiscados pela polícia porque estavam bloqueando a rua. Os carros que ainda fazem parte da coleção estão danificados e amassados, por conta da guerra.

foto-siria-9Joseph Eid

Seu carro favorito é este Cadillac 1947 conversível, que, segundo a AFP, conduziu pelo menos seis presidentes ao longo dos anos. Em 1958, ele foi usado para conduzir os então presidentes egípcios e sírios Gamal Abdel Nasser e Shukri al-Quwatli pelas ruas de Damasco enquanto celebravam a proclamação da breve República Árabe Unida.

foto-siria-8Joseph Eid
A foto

Quando a situação da guerra ficou insustentável e perigosa, Anis teve que deixar sua casa e sua coleção de carros. Quando retornou, encontrou sua casa em ruinas e seus carros amassados e estragados. A foto foi tirada enquanto ele se consolava ouvindo o cantor sírio Mohamed Dia al-Din em seu toca-discos.

foto-siria-4Joseph Eid
foto-siria-3Joseph Eid
foto-siria-5Joseph Eid

Notícias relacionadas