News 5 meses atrás | Redação

Nick Ut, fotógrafo da menina do Napalm, se aposenta após 51 anos

Mesmo se aposentando da Associated Press, o fotógrafo não planeja parar de fotografar

por Revista FHOX

Após 51 anos de trabalho, o fotógrafo vietnamita da AP, Nick Ut, decidiu se aposentar. Com fotos de guerras e celebridades em seu vasto portfólio, o fotógrafo foi o autor da conhecida imagem da “menina do Napalm”, um dos retratos mais marcantes da violência durante a Guerra do Vietnã, e ganhador do prêmio Pultizer.

nick-ut-uncropped-version-napalm-girl-2Nick Ut

“Esta foto mudou minha vida”, diz ele, se referindo à foto em preto e branca, que mostra uma menina aterrorizada correndo por uma rodovia enquanto seu corpo arde em chamas, após uma bomba de napalm ter sido jogada em seu vilarejo. A imagem rodou o mundo e denunciou as brutalidades que aconteciam no país, na época.

Segundo o próprio fotógrafo, ele foi “do inferno à Hollywood”, já que inicialmente fotógrafo de guerra, ele também conheceu o lado glamuroso do mundo, em Hollywood, cobrindo de tapetes vermelhos de premiações até audiências de celebridades em tribunais.

Lindsay LohanNick Ut/Associated Press
Lindsay Lohan

Mesmo com a aposentadoria, Nick não planeja, no entanto, parar de fotografar. Mas, vai aproveitar para passar mais tempo com os dois netos. “Vou tirar fotos até eu morrer. Minha câmera é meu médico, meu remédio”.

Notícias relacionadas