News 1 ano atrás | Redação

Fotografia pode ajudar a descobrir o retinoblastoma, um tumor ocular

Dia 18 de setembro é o dia nacional da conscientização e incentivo ao diagnóstico de retinoblastoma, doença que pode ser notada através da fotografia

por Revista FHOX
RETINOBLASTOMADivulgação

O dia foi instituído pela TUCCA (Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer) para educar a população brasileira sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer ocular mais comum na infância. O objetivo da campanha é salvar a visão e a vida de milhares de pequenos Brasil afora. O retinoblastoma pode causar cegueira e até levar a criança à morte.

O número de crianças identificadas tardiamente com o problema, quando a doença já está em um estágio avançado, ainda é alto no país, cerca de 50%, o que reduz as chances de tratamento e cura do tumor. O que pouca gente sabe é que, se a doença for diagnosticada precocemente, pode ter cura em 90% dos casos.

Para alertar a população sobre o mal do tumor ocular, o TUCCA vem anunciando como a doença pode ser detectada através de uma foto. O olho da criança apresenta o reflexo pupilar branco, também chamado de olho-de-gato.

1111Reprodução
Saiba mais sobre o retinoblastoma

O retinoblastoma é um tumor maligno originário de células da retina. Pode estar presente já ao nascimento ou aparecer até os cinco anos de idade. Pode provocar cegueira e até levar o paciente à morte.

Quando diagnosticado precocemente, é uma doença curável, inclusive com a preservação da visão e da vida da criança. Quanto antes o retinoblastoma for detectado, mais chances de ser curado! Procure um médico.

Notícias relacionadas