News 3 semanas atrás | Redação

Canon EOS 6D Mark II: Teste FHOX/TIPA

Nova seção online traz testes detalhados com os melhores equipamentos do mundo

por Revista FHOX

can6dm2_front_slanted

Qualidade da imagem

A Canon EOS 6D Mark II é uma reflex full frame que foi projetada para usuários que gostam de experimentar opções criativas de fotografia. Mais do que isso, para os fotógrafos que ainda pretendem garantir a captura de imagens agradáveis. A Canon EOS 6D Mark II cria imagens de boa qualidade. Com ISO 100, a 6D Mark II captura imagens usando 95% de seu sensor de 26 Megapixels. A resolução permanece consistentemente alta para ISO1600, onde são utilizados 92% do sensor com muita flexibilidade em situações de luz do dia. A resolução da imagem é melhorada em relação ao modelo anterior, a 6D com o sensor de 20 megapixels. Embora a Canon 6D Mark II tenha ISO que vai até 40000 (chega a 102400 estendido), a resolução não é tão boa em imagens com ISO superiores (ISO3200 e acima). No entanto, mesmo assim é muito melhor em comparação com a 6D.

can6dm2_top

A Canon 6D Mark II vai muito bem em cenas de alto e baixo contraste do que o modelo antecessor, com exceção de cenas fotográficas de baixo contraste usando altas velocidades ISO (ISO12800 e acima). Como o sensor é maior, esses resultados de testes indicam que a gravação de textura em imagens pelo 6D Mark II é melhor que o 6D. O exame das imagens feitas pelo 6D Mark II do gráfico de teste mostra que a textura de alto e baixo contraste é capturada no ISO que varia de ISO100 a ISO800. Em ISO maiores, a textura de alto contraste é reproduzida melhor do que a textura de baixo contraste.

can6dm2_menu

O equilíbrio de branco automático oferece excelentes resultados (entre 0,4 e 0,8) em todos os ISOs normais e até mesmo hi1. Somente em ISOhi2, o balanço de branco automático possui uma medição acima de 1,0 (1,6). O desempenho geral do balanço de branco é uma ótima melhoria em relação ao modelo anterior, o 6D, que produziu resultados de testes que mostram um baixo equilíbrio de branco automático em todos os ISOs (variando de 4.6 a 5.5) e valores ainda maiores na faixa ISO estendida. O usuário também pode configurar a câmera para medir o equilíbrio de branco, além de poder selecionar uma temperatura de cor específica.Esta câmera pode ser usada com bons resultados para fotografia de retrato, a reprodução de cores é boa, com forte desvio da cor de referência somente com alguns vermelhos intensos. Os tons médios e as cores neutras foram reproduzidos com maior fidelidade.

can6dm2_front_sensor

A inspeção visual da reprodução de uma foto de faces com diferentes tons de pele mostra uma reprodução consistente e realista do tom de pele em ISOs de 100 a 800. No ISO1600, no entanto, os tons de pele mais brilhantes tornam-se um pouco lavados, indicando perda de nuances e sutilezas no retrato.O 6D Mark II tem uma faixa dinâmica razoavelmente boa de mais de 9 stops f nos ISOs até ISO6400: fotografia de paisagem pode ser outro bom uso. Isso é um pouco menor que o alcance dinâmico do 6D, que foi superior a 10 f-stops.

can6dm2_extras

A velocidade da Canon 6D Mark II é boa: pode gravar 6,4 quadros por segundo em JPEG até que o cartão esteja cheio. No modo RAW, pode gravar 6,8 quadros por segundo até um máximo de 22 antes de diminuir a velocidade. Esta é uma melhoria significativa em comparação com o 6D, que pode disparar apenas 4,4 quadros por segundo no formato JPEG ou RAW. O foco automático usando o visor óptico leva 0,46 segundos em luz intensa. Este é um pouco mais lento do que o modelo anterior, que testa em 0,35 segundo, mas é improvável que um segundo seja notado pelo usuário médio. A velocidade de foco automático em pouca luz, em 0.54 segundos, também é mais lenta do que 6D.O autofoco em luz brilhante durante o Liveview melhorou bastante em relação a 6D. O 6D Mark II concentra-se em pouco mais de um terço de segundo (0,36 segundos) em luz brilhante. Em condições de pouca luz usando o Live View, o autofoco leva meio segundo (0,51 segundo).

 

Com ISO1600, apenas os melhores detalhes em uma imagem de alto contraste são visivelmente perdidos. No entanto, também no ISO 1600, o detalhe de baixo contraste é observadamente degradado pela suavização. Isso pode ser observado ao comparar a imagem feita pelo 6D Mark II em ISO1600 a um disparo com ISO inferior. As quantidades crescentes de textura são suavizadas da imagem à medida que o ISO aumenta. No ISO 6400, os detalhes de baixo contraste são largamente perdidos e, no ISO 12800, há mais ruído na imagem do que os detalhes gravados. Testes de laboratório de ruído visual que não seriam visíveis no ISO inferior, quando vistos como uma pequena impressão ou na tela de um telefone celular, embora seja notável em outras condições de visualização. A quantidade de ruído observável é consistente em cada condição de visualização, variando de ISO100 a ISO3200.O ruído nos tons médios mais escuros torna-se mais visível com ISO superior, especialmente na condição de visualização 1 (visão de 100%). Na condição de visualização 1, os valores de ruído são particularmente elevados em ISO25600 e ISOs estendidos. As medições de ruído feitas no intervalo médio de velocidade (ISO400 – ISO6400) mostram melhorias em relação ao 6D.

Resolução

Resolução• Melhoria marcada na resolução em comparação com a Canon 6D: o sensor de 26 Megapixels do 6D Mark II é maior que o sensor de 20 Megapixels de 6D e o modelo mais novo usa uma maior proporção de seu sensor em quase todos os testes ISO.• No ISO100, a Canon 6D Mark II captura 1966 pares de linhas por altura de imagem, usando 95% do que poderia teoricamente ser usado pelo seu sensor de 26 Megapixels.• O 6D Mark II usa mais de 90% de seu sensor em ISOs de ISO100 a ISO1600.• A resolução em imagens tiradas pela Canon 6D Mark II em ISO superiores (acima de ISO3200) poderia ser melhor, embora superior em comparação com a Canon 6D.

 

Vídeo

A opção de vídeo na Canon 6D Mark II é claramente “apenas para diversão”. A qualidade da imagem no modo de vídeo não é tão boa comparado com a fotografia fixa, e a resolução é mais fraca no ISO alto e baixo. A textura é relativamente grande em ISOs alta e baixa, e o ruído visual é óbvio nas partes mais escuras de uma imagem de vídeo no ISO elevado. Overshoots e undershoots devido a nitidez também são visivelmente discerníveis nos frames tirados do vídeo.

can6dm2_Video_Noise

can6dm2_Video_Resolution

Perda de textura

• A Canon 6D Mark II captura, pelo menos, uma proporção de pares de linhas por imagem em cenas de alto e baixo contraste como seu antecessor, exceto o baixo contraste a altas velocidades ISO (ISO12800 e acima).

• Com o sensor maior do 6D Mark II, mais artefatos são gravados.• No alto e baixo contraste, o disparo no ISO que varia de ISO100 a ISO800, a textura é bem reproduzida.

• Mesmo no ISO1600, há perda observável de apenas o melhor detalhe de alto contraste. No entanto, os detalhes de baixo contraste são observadamente degradados por suavização neste ISO.

• No ISO6400, os detalhes de baixo contraste são largamente perdidos, e no ISO12800, há mais ruído na imagem do que detalhes.

• No ISO hi1 (equivalente a ISO51200), o ruído e o alisamento se combinam para fornecer uma imagem que perdeu muitos detalhes.

 

Edge contrast / sharpening

• A curva de nitidez mostra o grau de overshoot e undershoot para ser relativamente moderado

.• Esta é uma grande melhoria em relação à Canon 6D.

can6dm2_Video_Sharpening

 

OECF VN / ruído

• O ruído nos tons médios mais escuros torna-se mais visível com ISO superior, especialmente na condição de visualização 1 (visão de 100%).

• As medições de ruído estão abaixo do limite observável de 0,5 em tomados no ISO inferior e visualizados na tela de um telefone celular (condição de exibição 2), mas o ruído seria notável em outras condições de visualização (VN 3, tela do PC ou impressão grande, e VN1, 100% no monitor).

can6dm2_Noise

can6dm2_Noise_VN1

can6dm2_Noise_VN2

• A quantidade de ruído observável é consistente em cada condição de visualização, em ISOs da ISO100 a ISO3200. Em ISOs mais elevados, a quantidade de ruído aumenta.

• As medições de ruído feitas no intervalo médio de velocidade (ISO400 – ISO6400) são melhores do que os resultados dos testes feitos com o 6D.

 

Faixa dinâmica

Mais de 9 stops f de alcance dinâmico em ISOs até ISO6400

• Semelhante a – ou mesmo um pouco menor do que – o alcance dinâmico de mais de 10 f-stops, exibido pelo modelo anterior. Reprodução de cores

• A reprodução da cor é bastante boa, com forte desvio da cor de referência apenas com alguns vermelhos intensos.

• Os tons médios e as cores neutras foram reproduzidos com maior fidelidade.

 

Balanço automático de branco

• O balanço de brancos automático melhorou bastante em comparação com a 6D.

• Automático, enquanto o equilíbrio no 6D Mark II oferece excelentes resultados (entre 0,4 e 0,8) em todos os ISOs normais e até oi1. Somente no hi2 (equivalente a ISO 102400) o balanço de branco automático tem uma medida inferior de 1,6.

Hora de inicialização

• O tempo de inicialização da câmera é de 0,4 segundos.

• O intervalo de tempo entre pressionar o botão e o obturador sendo liberado é de apenas 0,09 segundos.

Disparo contínuo

A Canon 6D Mark II pode gravar 6,4 quadros por segundo no jpeg e 6,8 por segundo ao fotografar imagens RAW. Esta é uma melhoria significativa em relação ao 6D, que pode disparar 4,4 imagens por segundo no formato JPEG ou RAW.

• O 6D Mark II pode armazenar 22 RAWs antes de desacelerar, embora seu antecessor possa armazenar 18 imagens RAW.• Para JPEGs, o 6D Mark II pode continuar o disparo em rajada até o cartão estar cheio. 

Autofoco (300lx)

• O autofoco usando o visor óptico é de 0,46 segundos em luz brilhante, ligeiramente mais lento do que os 6,35 segundos de 6D. 

Autofoco (30lx)

• A velocidade de foco automático em pouca luz, é de 0,54 segundos, também é mais lenta do que 6D. 

Autofoco (300lx) Live View

No módulo Live View em condições de luz intensa, a focagem automática leva 0,36 segundos.• Grande melhoria em relação ao modelo anterior, que exibiu foco automático muito lento na live view de 2,2 segundos em condições de brilho). 

Autofocus (30lx) Visualização ao vivo

• Em condições de pouca luz usando Live View, o autofoco leva 0,51 segundos.

793A5875

 

Ergonomia e usabilidade – A Canon 6D Mark II é uma câmera robusta com um corpo de liga de magnésio projetado para ser resistente à poeira e à água. A pegada é mais intensa nas mãos médias ou pequenas, mas as pessoas com mãos maiores provavelmente acharão o equipamento confortável.Ao primeiro olhar, a tela inclinável e giratória capta a atenção. A tela inclina 180 graus para cima e 90 graus para baixo, além de girar 180 graus. O alcance do movimento dela pode ser muito útil para os fotógrafos que gostam de disparar criativamente a partir de perspectivas incomuns.Uma capacidade adicional bem-vinda da tela é a sua funcionalidade como tela sensível ao toque para foco, mudança do ponto de foco e para a liberação do obturador. As ajudas de composição estão disponíveis para filmagens contínuas (grade 3×3, por exemplo), embora não sejam exibidas no teal ao filmar. O visor óptico é brilhante e pode ser programado para mostrar as configurações dentro do campo de visão.

auto_img01

Um usuário que ainda não está acostumado com a Canon pode achar que a configuração com botões não tão intuitiva no início, mas aqueles que estão acostumados com a Canon vão apreciar o modelo. Como é típico nos equipamentos da marca, há um conjunto de dois mostradores em torno de um botão ‘set’ na parte de trás da câmera. O mostrador do meio pode ser difícil de operar por conta própria. Não há botões personalizáveis ​​para acesso direto às suas próprias configurações, embora existam menus rápidos (para fotografar imagens e para configurações de vídeo, dependendo se a câmera está configurada em imagens fixas ou vídeo) acessadas através do botão ‘Q’. A tela sensível ao toque pode ser usada para percorrer o menu e alterar as configurações. Há também um menu rápido que pode ser configurado usando o touchscreen ou a roda de navegação. A Canon EOS 6D Mark II aceita apenas cartão SDXC, UHS-I compatível. Tendo apenas um único slot para cartão e não o tornando de alta velocidade compatível, significa que a Canon perdeu a oportunidade de dar um salto aos cartões mais rápidos já existentes no mercado ou incorporar os slots de cartões duplos tornando-se populares com alguns outros modelos. Esta câmera pode ser descrita como amigável para o tripé: o cartão e a bateria podem ser alterados enquanto a câmera está em um tripé.

teste

O equipamento traz opções de disparo remoto. Mini USB 2.0, mini HDMI e tomadas de microfone estão presentes. A câmera possui conexões sem fio, NFC e Bluetooth, bem como a função GPS.Não há flash incorporado, o que indica que os usuários da Canon usam unidades flash externas – e há uma sapata, embora não haja conexão de cabo para flash externo. (A maior gama de ISO, como mencionado acima, produz imagens de qualidade relativamente baixa). É possível programar algumas opções de flash através do menu, mas somente quando um flash compatível é conectado e ligado. Apesar disso, é preciso habilitar ou desativar o flash através do menu, bem como na unidade; Isso parece ser excessivamente complicado.Existem várias opções de processamento pré-programadas ou na câmera que podem ser selecionadas, como um modo automático no qual a câmera corresponde à cena que detectou com as melhores configurações e (customizável) ‘Estilos de imagem’. Ao mesmo tempo, os recursos avançados estão disponíveis, como a configuração do balanço de branco ao inserir uma temperatura de cor.A Canon EOS 6D Mark II parece ser projetada para amadores sérios que desejam ter uma câmera de formato completo com a qual o usuário pode expandir sua capacidade fotográfica, especialmente em tirolesa. Apenas um cuidado: pode-se querer evitar ser muito literal com o manual – como, por exemplo, onde instrui alguém a “pressionar a câmera contra o seu rosto” (p.55) quando se prepara para tirar uma fotografia.

Canon EOS 6D Mark II

Vídeo – A câmera inclui uma entrada de microfone para gravação de vídeo com um microfone externo. No entanto, não inclui um plug de fone de ouvido, o que é uma desvantagem para a gravação de vídeo com som. Este déficit é uma indicação de que o recurso de vídeo não foi projetado para ser uma característica principal da câmera, mas sim um “extra” agradável. Os recursos úteis para a gravação de vídeo incluem uma função “servo” na qual o motivo permanece em foco durante o disparo de vídeo e fotografias de lapso de tempo que são mostradas diretamente como um vídeo sem processamento adicional. A Estabilização de Imagem está disponível na câmera no modo de vídeo quando a Estabilização de Imagem de uma lente Canon montada é ligada.Os vídeos de resolução de 4K só estão disponíveis para timelapse; No modo de vídeo normal, a melhor resolução é Full High Definition (1920×1080). Existem alguns recursos que podem ser definidos pelo menu para o vídeo – apenas PAL / NTSC. É possível gravar vídeo HDR para registrar o aumento da tonalidade no vídeo, embora o manual aponte que a vibração da câmera pode ser mais óbvia, e algumas cenas podem parecer distorcidas neste modo. Os cartões mais rápidos tornam a gravação de vídeo mais perfeita, mas a Canon 6D Mark II destina-se apenas a aceitar cartões UHS-I.

top

Manipulação – Corpo e botões

• Corpo pesado ainda compacto com uma aderência de bom tamanho para mãos grandes.

• Como é tradicional na Canon, há um conjunto de botões perto do botão ‘set’ na parte de trás da câmera. O mostrador do meio pode ser difícil de operar por conta própria.

• Nenhum botão personalizável para acesso direto às próprias configurações.

• A revisão rápida e a alteração das configurações são possíveis através do botão ‘Q’.Display e visor

• Visor óptico, mais Live View no monitor grande.

• O monitor gira e inclina (180 graus para o topo e 90 graus para baixo).

• No sensor de olho para troca automática entre monitor e visor.• Embora os auxiliares de composição estejam disponíveis (grade 3×3, por exemplo), eles não são exibidos no monitor ao filmar vídeo.

maxresdefault (1)

Estrutura do menu

• O menu é dividido em subsecções com um título pequeno e discreto à direita. Há também um menu rápido que pode ser configurado usando a tela sensível ao toque, bem como a roda de navegação.

ease_img03

Funcionalidade 

• O tempo de timelapse em qualidade 4K está disponível e é personalizável.

• A Estabilização de Imagem está disponível na câmera no modo de vídeo quando a Estabilização de Imagem de uma lente Canon montada está ligada.

auto_img06

Características especiais• Ampla gama de movimentos no monitor.

• Ser capaz de mudar o foco e a focagem automática através da tela sensível ao toque.

wifi_img03

Conectividade

• Sensor do controle remoto do obturador do cabo e do sensor de controle remoto, mini USB 2.0, mini HDMI e tomadas de microfone estão presentes.• Conexões sem fio, NFC e Bluetooth.

 Vídeo

• Tomada de microfone para gravação de vídeo com microfone externo, mas sem fone de ouvido.

• Os vídeos de resolução 4K só estão disponíveis para timelapse; No modo de vídeo normal, a melhor resolução é Full High Definition (1920×1080). Vídeo HDR é possível.

• Poucos recursos podem ser definidos pelo menu para o vídeo.• Apenas concebido para aceitar cartões UHS-I.

Saiba mais: http://www.canon.com.br/produtos/produtos-para-voce/cameras/linha-eos

Teste TIPA (Techinical Image Press Association). A FHOX vai publicar testes feitas pela renomada associação da qual a FHOX é membro. Os novos testes são realizados pela Image Engineering GmbH & Co localizada em Colônia na Alemanha. TIPA conta com 30 das mais importantes publicações mundiais da fotografia. E a FHOX é a única representante da América Latina. 

O próximo equipamento será a Nikon D850!

Abaixo os vídeos oficiais do equipamento feitos pela fabricante.

 

Notícias relacionadas