Smartfhox 2 semanas atrás | Leo Saldanha

Seeing AI: o app que narra o mundo para deficientes visuais

Criado pela Microsoft, o aplicativo usa visão computacional e redes neurais para ajudar os deficientes visuais de um jeito revolucionário

por Revista FHOX

141601-apps-news-seeing-ai-image1-xzukm5gjuy

A engenhosa aplicação funciona de forma simples. Basta apontar a câmera do smartphone com o app aberto que ele começa a descrever as cenas para a pessoa.

seeing-ai-800x420

Tudo é relatado em áudio e nos mínimos detalhes com descrição detalhada sobre as pessoas (sugere idade, por exemplo). Reconhece cenas em movimento enquanto elas ocorrem e descreve até as emoções.

seeing-ai

O app reconhece amigos e lê (em voz alta) textos, livros e documentos. Além de identificar a sinalização de portas e placas. A ferramenta é tão sofisticada que  ajuda a encaixar as folhas de textos ou a determinar o valor e a moeda em notas de dinheiro.

seeingai-630x354

Seeing AI faz a leitura de código de barra de produtos descrevendo qual o produto do supermercado ou de uma loja. Se for um alimento traz até indicação de como preparar (se a informação estiver no rótulo do produto).

img201707122315201

E mais: lê e narra posts e textos das redes sociais.

Por enquanto só disponível para usuários iOS. Baixe aqui: Seeing AI 

Por que a notícia é importante? É mais uma prova do avanço da inteligência artificial com tecnologia de imagem. A Microsoft diz que sua ferramenta é muito rápida e que deve melhorar com o tempo. Faz sentido, já que na medida que for usada irá aprender ainda mais.

Notícias relacionadas