Smartfhox 3 meses atrás | Redação

Empresas usam selfie para identificar clientes

As companhias alegam que esse tipo de reconhecimento facial traz mais segurança aos usuários. Será que a moda pega?

por Revista FHOX

Com ascensão contínua, a prática de tirar selfies cresceu com o fortalecimento de redes sociais como Instagram e Snapchat, mas deixou de ser exclusiva para as horas de lazer e passou a ser usada também por empresas como Gol, Visa e Uber, que as usam para identificar clientes e funcionários.

Gol

gol

Os clientes da companhia aérea podem baixar o aplicativo da empresa e usar o chamado “Selfie Check-in”. Para que isso seja possível, o passageiro precisa fazer um cadastro de sua biometria facial com uma selfie. Quando for pegar o voo, o check-in fica mais fácil: basta selecionar a opção da selfie no app e tirar uma foto, gerando o cartão de embarque automaticamente.

A funcionalidade pode ser usada em voos domésticos e internacionais. Segundo a Gol, cerca de 30 mil clientes já fizeram o cadastro de biometria facial.

Visa e Banco Neon

visa

Clientes do Banco Neon que usam cartão Visa já podem autenticar suas contas com selfies. Ao abrir uma conta, além dos procedimentos normais como o cadastro de uma senha e da digital, o cliente faz uma selfie para reconhecimento facial. Quando o cliente fizer uma compra online e o estabelecimento comercial achar necessário pedir a comprovação da identidade, o cliente pode usar a selfie como modo de reconhecimento. A foto deve ser tirava no mesmo momento e o cliente deve piscar para confirmação. É possível também tirar uma selfie para ter acesso ao aplicativo do Banco Neon.

Uber

uber

O Uber utiliza a selfie para se certificar de que quem está dirigindo o carro é a mesma pessoa cadastrada no aplicativo. O pedido para tirar a foto é feito aleatoriamente antes do motorista aceitar uma viagem ou ficar online. A foto é comparada com a do arquivo do funcionário e se não coincidir, a conta é temporariamente bloqueada e até a equipe da empresa verificar a situação.

Notícias relacionadas