GiftAMeal: fotos para quem tem fome

por Revista FHOX Publicado há 2 meses atrás | por Leo Saldanha

GiftAMeal-hand-photo

Vi sobre essa notícia no site Silicon Prairie News (EUA) na interessante matéria de Mel Lucks. Trata-se de um app grátis doa refeições em troca de fotos de comida. GiftAmeal foi criada por uma startup universitária em St.Louis e atua naquela região e também em Chicago. O empreendimento surgiu em 2014 com Andrew Glantz (CEO) e Aiden Folbe (COO). Os dois tiveram a ideia justamente durante um almoço em um restaurante próximo do antigo trabalho. Eles notaram que o estabelecimento não estava cheio e que um aplicativo poderia atrair clientes e ainda ajudar quem tem fome. Aqui cabe um ponto importante: a peça-chave foi o apoio da universidade de St.Louis para o sucesso do negócio.

CnwQFglVMAAO_rc

Como funciona: os restaurantes participantes pagam uma taxa mensal (entre 50 e 200 dólares dependendo do plano) para o app GiftAMeal.

gift2

Cada vez que um usuário usa o aplicativo, a ferramenta doa para instituições e serve de apoio para ONGs e centros de caridade para distribuição de comida.

unnamed

As doações do GiftAMeal ajudam essas ONGs não só quanto a comida, mas também com suporte de investimentos em transporte, refrigeração e até nos custos operacionais. Tudo para que as refeições não estraguem e cheguem o mais rápido para quem tem fome. E veja que curioso: a ferramenta doa outro prato de comida toda vez que alguém compartilha no Insta ou Face a mesma foto postada no GifAMeal.

gift-a-meal-info2

O principal desafio da empreitada foi gerar fluxo nos restaurantes e atrair usuários para o app. Para tanto eles investiram em diversas ações de marketing, participação em eventos e redes sociais. Como toda estratégia de marketing bem feita, um trabalho integrado que não exclui ações presenciais, mídias tradicionais e online. A cobertura da mídia local também ajudou bastante. Resultado: 125 restaurantes participantes em Chicago e St. Louis. Já são 8 mil usuários cadastrados desde outubro de 2015. Juntos eles geraram 30 mil pratos doados para instituições.

Untitled-4

GiftAMeal já ganhou 3 prêmios voltados para startups. Reconhecimento que chamou a atenção de investidores com direito a aporte recente de uma aceleradora local.

GiftAMeal1000BLOG-uth1tg

Sob a ótica de negócios, GiftAMeal tem tudo para estimular o marketing dos restaurantes. Tudo por uma boa causa e de uma forma inovadora. O próximo passo? Expandir a aplicação para todos os Estados Unidos. Será que funcionaria no Brasil?

Notícias relacionadas