Por Alexandre Urch
Fotógrafo paulista. Seu trabalho é focado na fotografia autoral, onde se destaca a apropriação de imagens do cotidiano que buscam tornar o invisível e ordinário visível para todos. contato@alexandreurch.com.br

A materialização do sonho fotográfico

Nos dias de hoje imprimir suas fotos está cada dia mais fácil e barato. Não existe desculpa para deixar suas lembranças serem apagadas

por Revista FHOX Publicado há 8 meses atrás | por Alexandre Urch
A-materialização-do-sonho-fotográficoAlexandre Urch

Vemos tanta gente falando sobre fotografia, mas deixando para trás um dos detalhes mais importantes: a impressão. Me chamem de saudosista, purista ou algum outro “ista”, mas fotografia sem um suporte físico não existe.

O que me atraia na fotografia quando criança era justamente essa magia de colocar um rolo de filme dentro de uma câmera, fotografar, mandar para um local mágico onde um alquimista traria vida àquelas imagens aprisionadas e depois passar as imagens para um folha de papel, que seria carregado por todos os cantos dentro de uma bolsa ou carteira, que reuniria famílias e amigos em torno de um álbum, onde todos se lembrariam daqueles momentos entre risadas e pensamentos.

E hoje, toda essa socialização, é feita no mundo virtual. Somos capazes de mostrar nossas lembranças de uma forma tão instantânea que elas acabam sendo esquecidas quase que na mesma velocidade que são postadas nas redes sociais ou se perdem dentro do smartphone roubado ou que precisou ser “deletado”. Sonhos, lembrança, sorrisos, lágrimas e conquistas apagadas para sempre.

Por isso da importância de colocar suas fotos no papel, a foto impressa é o seu melhor backup, a garantia que seus melhores momentos continuarão vivos e guardados. E isso é só a parte da fotografia amadora, do registro diário dos pais acompanhando os filhos crescendo, das amizades, das festas. Nos dias de hoje imprimir suas fotos está cada dia mais fácil e barato. Não existe desculpa para deixar suas lembranças serem apagadas.

Agora, imagine você fotógrafo profissional, que perde noites elaborando uma foto, sonha com cada detalhe da imagem, gasta pequenas fortunas naquela lente com uma nitidez absurda e câmeras com sensores e tecnologias cada vez mais incríveis, passa horas no editor de imagem, acertando cada detalhe, monitor calibrado… para mostrar ela na incrível tela de um smartphone ou tablet.

Adoro tecnologia, mas para mim a fotografia, aquilo que sonhei antes de apertar o botão, só se materializa e se torna realidade quando é impressa no papel. É ao pegar aquela folha, colocar sobre uma mesa, olhar cada detalhe que posso afirmar com toda certeza: está pronta!

Por isso imprimir suas fotos é tão importante, é uma oportunidade vê olharmos para elas com outros olhos e, principalmente, mostrar para outros olhos.

Notícias relacionadas