Por Blog Newborn
Blog sobre fotografia de recém-nascidos. Para falar de práticas e temas importantes sobre o mercado que mais cresce na fotografia brasileira. Apoio e conteúdo da ABFRN - Associação Brasileira de Fotógrafos de Recém-Nacidos - abfrn.com.br/ redacao@fhox.com.br

A Fotografia newborn: arte, pose e poesia. E as técnicas fotográficas, onde foram parar?

Estudar fotografia é fundamental para só depois ir atrás de uma especialização! Texto por Laura Alzueta:

por Revista FHOX Publicado há 6 meses atrás | por Blog Newborn

Tenho insistido bastante num ponto que considero fundamental para a evolução saudável da fotografia de recém-nascidos: a importância de dominar a técnica fotográfica no ensaio newborn. Parece óbvio não é mesmo? Mas é importante abrir espaço para esta discussão.

Laura-Alzueta-newborn-9Laura Alzueta

A fotografia de recém-nascidos é uma especialização dentro de outro nicho da fotografia: a fotografia de família. Estamos tratando de um momento muito delicado na vida de uma mãe. Ela vai confiar no profissional que contratou e lhe entregar o seu bem mais precioso: um pequeno bebê de cerca de 3kg e de menos de um mês de vida.

Muito bem, se é uma especialidade, o correto seria que todo fotógrafo de RN fosse primeiro um bom fotógrafo de famílias. Que soubesse dominar sua luz, compreender seu equipamento e utilizá-lo plenamente a seu favor. Porém, na prática não é bem assim.

Laura-Alzueta-newborn-8Laura Alzueta

O que acontece hoje em dia, talvez em parte por ser um ramo da fotografia encantador e apaixonante, é que muita gente se joga nela sem ao menos ter se aprofundado nas técnicas fotográficas. E se ‘vende’ como profissional. E isto não é um fenômeno nacional: acontece no mundo todo!

O resultado é a banalização de uma arte que deveria ser pura luz e poesia. Hoje vemos muitas fotos de bebês que estão até bem posados, colocados em posições “fofas” (um critério muito subjetivo, pois os pais sempre irão achar seu filho lindo!), mas onde é possível enxergar que o fotógrafo não deu atenção ao mais importante: compreender sua luz, fazer um belo retrato e uma linda composição.

Laura-Alzueta-newborn-7Laura Alzueta

Sem uma boa luz a imagem não é 100% agradável e aqueles com um olhar mais apurado irão comentar que falta técnica nesta área da fotografia. Ora, não podemos generalizar. Existem fotógrafos maravilhosos dedicados ao newborn hoje no Brasil.

Fotografia, como sua definição já diz, é a arte de desenhar com a luz. Então como é possível focar apenas no bebê, em sua pose, acessórios e cenário que o rodeiam e esquecer o fundamental?

Laura-Alzueta-newborn-6Laura Alzueta

A luz é o mais importante na fotografia e tratando-se de recém-nascidos não pode ser diferente! No caso de um pequeno bebê recém-nascido, a luz deve ser suave e envolvê-lo destacando suas características únicas! Suas feições perfeitinhas, bochechas grandes, mãos e pés compridos em relação ao corpinho e tantas outras características que devem fazer parte de um ensaio completo. O objetivo deveria ser sempre obter um lindo desenho do bebê!

O fotógrafo de recém-nascidos, assim como qualquer outro fotógrafo profissional, tem muitas variáveis para equacionar e dirigir em sua “cena”: precisa relaxar o bebê e seus pais, precisa montar os espaços onde o bebê será fotografado (pufe, cestos, gamelas e uma infinidade de acessórios criados para tornar o resultado final da imagem agradável), manter o ambiente controlado, climatizado, higienizado e por aí vai…

Laura-Alzueta-newborn-5Laura Alzueta

São tantos itens que o fotógrafo de RN precisa considerar durante uma sessão que é fundamental possuir o domínio de sua câmera e equipamento antes de se aventurar a fotografar um bebezinho!

A câmera deve ser a extensão do braço do fotógrafo! E tão importante quanto ela, é saber utilizar as lentes corretas para cada objetivo desejado.

Laura-Alzueta-newborn-4Laura Alzueta

O fotógrafo precisa fazer com que a câmera faça o que ele quer e não o contrário, perseguindo seu objetivo estético. Hoje vejo muitos fotógrafos “newborn” deixando a camera no automático e fazendo a leitura da luz da maneira que a camera “quer” e obtendo dessa forma um resultado qualquer, aleatoriamente.

Precisamos entender a luz, analisar de onde ela vem, especialmente no caso dos fotógrafos que vão nas casas dos clientes, estudar por onde ela deve cair e iluminar nosso assunto principal. E o foco? Foco é fundamental! Vemos muitas fotos por aí onde o bebê está bem posicionado, mas está sem foco!!

Laura-Alzueta-newborn-3Laura Alzueta

O fotógrafo de recém-nascidos deve estar tranquilo e passar serenidade e confiança aos pais. Só assim o bebê irá relaxar com eles! Assim, o equipamento deve ser a última coisa com a qual deverá se preocupar! Da mesma forma que um fotógrafo esportivo precisa conhecer e dominar seu equipamento para não perder o instante da chegada ou partida, o arremesso certo, o gol da vitória, o fotógrafo de recém-nascidos tem de estar confortável com o seu para não perder os instantes mágicos do bebê, os bocejos, os sorrisinhos (reflexos na maior parte dos vezes) e aproveitar o delicioso sono profundo do bebê que dura cerca de 45 a 50 minutos para fazer o máximo de imagens que ele permitir!

É preciso dominar o básico para obter uma boa imagem de um recém-nascido! Portanto, se você está iniciando nesta área e pretende seguir carreira, elaboramos 5 dicas práticas para a sua fotografia newborn evoluir cada vez mais:

  1. Domine seu equipamento em modo manual, conheça suas lentes e saiba quando utilizá-las. Treine de preferência com uma boneca para garantir fotos com foco no lugar correto, pois ao utilizar lentes muito claras e com aberturas grandes é fácil perdê-lo.
  2. Iluminação: iluminar um pequeno bebê não é igual a iluminar a cena de uma modelo de moda, por exemplo! Não é necessário ter várias fontes de luz, apenas uma basta, mas é preciso saber como posicionar o bebê em relação à ela. Compreenda sua luz!
  3. Entender os melhores planos, ângulos e enquadramentos é fundamental.
  4. Composição: as famosas e básicas regras da fotografia também funcionam perfeitamente aqui. Estude a regra dos terços, a proporção Áurea, tire proveito das diagonais! Dê atenção especial à harmonização e combinação de cores, pois elas ajudam a criar o efeito desejado de acordo com seu estilo fotográfico.
  5. Estude os grandes retratistas e dê um salto de qualidade em suas imagens! Faça um bom curso de retratos!

Estudar fotografia é fundamental para só depois ir atrás de uma especialização!

Laura-Alzueta-newborn-2Laura Alzueta

Temos à disposição excelentes cursos online onde se pode aprender tudo sobre equipamentos, mas nada substitui um bom curso ou workshop presencial com um profissional experiente e capacitado que irá ensinar a conhecer e dominar sua luz para assim tirar o máximo proveito dela e realizar lindas imagens de bebês!

Hoje na diretoria da ABFRN, ao aprovar os candidatos a associados, levamos muito em conta as técnicas fotográficas apresentadas nas imagens e não apenas a segurança e conforto do bebê. Cada vez mais queremos elevar a qualidade dos nossos associados, estimulando e disseminando o estudo da fotografia, a informação sobre equipamentos e novidades e as boas práticas na fotografia newborn.

Até a próxima e bons cliques com qualidade!!

Sobre Laura Alzueta

Laura-Alzueta-newborn-1Uma das pioneiras na fotografia newborn no Brasil, desde 2010 suas imagens se destacam por possuir um estilo suave, clean e orgânico.

Publicitária graduada pela ECA-USP, a fotografia faz parte de sua vida desde a adolescência quando fez um curso de fotografia na Nikon School e nunca mais parou de estudar. Especializou-se na fotografia de recém-nascidos através de dezenas de cursos com renomados fotógrafos internacionais. Desde 2012, compartilha sua técnica através de workshops para fotógrafos de todo o Brasil. É também autora de vários cursos online sobre fotografia newborn na plataforma PhotosTV.

Palestrante da Nikon para newborn e também nos maiores congressos e eventos de fotografia da América Latina, Laura possui centenas de fotos e publicações na mídia especializada.

Uma das fundadoras da ABFRN (Associação Brasileira de Fotógrafos de Recém-Nascidos), organização sem fins lucrativos e de caráter educacional, é atualmente diretora de comunicação.

Notícias relacionadas