Exposições 1 semana atrás | Redação

Thiago Cóstackz apresenta exposição multimídia

Além da exposição "Pássaro de Fogo", artista também lança livro com distribuição gratuita

por Revista FHOX

Utilizando-se de múltiplas linguagens e suportes, Thiago Cóstackz realiza, até 19 de junho, a exposição individual “Pássaro de Fogo”, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional. A mostra multimídia reúne 40 obras, entre pinturas, esculturas, fotografias de body art, registros de intervenções urbanas de grandes dimensões e música, expandindo variáveis culturais do mito do pássaro de fogo com narrativas psicodélicas, surreais e críticas.

pássaro-1Thiago Cóstackz

Lançamento de livro com distribuição gratuita

Na terça-feira, 13 de junho, às 19h, também na Livraria Cultura, Cóstackz lança o livro “O Pássaro de Fogo”, que reúne poesias, textos de ficção, pesquisas, fotografias de obras e registros de processos criativos. Com capa dura, formato 30×60 cm e 104 páginas, o livro de arte será distribuído gratuitamente na Livraria Cultura até 19 de junho, ou enquanto durarem os estoques, como parte dos princípios do artista de defender o acesso e a democratização das artes.

pássaro-3Thiago Cóstackz

Oficinas abertas ao público na Livraria Cultura

Ministradas pelo artista, as oficinas gratuitas nomeadas “A literatura por trás do pássaro de fogo” acontecem nos dias 17 e 18 de junho (sábado e domingo), das 16h às 17h30, e no dia 19 de junho (segunda-feira), das 19h às 20h30. Basta chegar meia hora antes.

Entre os dias 12 e 16 de junho, o artista realiza oficinas exclusivas para alunos da rede pública. Todos os participantes ganharão o livro “O Pássaro de Fogo”.

pássaro-6Thiago Cóstackz

“O Pássaro de Fogo”

É uma lenda que, mesmo com variações, está presente em diversos povos e culturas, dos gregos, vikings, eslavos até os índios Yanomamis, no Brasil. Thiago Cóstackz apropria-se deste universo mitológico para criar as obras que se conectam à relação entre homens e pássaros ao longo do tempo, do ancestral sonho de voar à extinção de inúmeras espécies nos últimos séculos, passando pela relação com as cidades e chegando a paralelos com a colonização espacial.

pássaro-5Thiago Cóstackz

No body art, manifestação na qual o corpo do próprio artista é utilizado como matéria prima e suporte para a expressão, Cóstackz surge metamorfoseado para representar não apenas o universo temático da mostra, mas também para dar voz a questões recorrentes em sua obra como o meio ambiente, os direitos humanos e a política.

pássaro-4Thiago Cóstackz
pássaro-2Thiago Cóstackz

Notícias relacionadas